sábado, 24 de maio de 2014

Começando a Entender

MÃOS



Dedos da mão esquerda
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo
Dedos da mão direita
P - Polegar
I - Indicador
M - Médio
A - Anular

Cifras

As cifras são um Padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.

  Notas              Cifras
                     A
Si                      B
Do                     C
                      D
Mi                       E
                       F
Sol                       G

OBS: O melhor é que as cifras sejam decoradas. Para isso pratique muito
cada acorde para conhecê-lo  melhor e dessa maneira ficar mais fácil lembrar.

 Acordes

É a produção de vários sons simultâneos obtidos da combinação de varias notas.
Nessa combinação há uma nota que é básica e nomeia o acorde, também chamada
de Baixo.

Observe como exemplo estas combinações:

DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI
Não importando a ordem das notas, esta combinação de três notas resulta
no acorde de DO Maior.
No nosso estudo o acorde será representado por um gráfico que representa
uma reprodução do braço do violão, veja abaixo:

Os números representam os dedos da Mão Esquerda onde:
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo 
C (Do Maior) 
|-----|-----|-----|:E
b|--3--|-----|-----|:A
|-----|--2--|-----|:D
|-----|-----|-----|:G 
|-----|-----|--1--|:B 
|-----|-----|-----|:e 



As linhas horizontais representam as cordas e as linhas verticais são os trastes
|-----|-----|-----|:E
|-----|-----|-----|:A
|-----|-----|-----|:D
|-----|-----|-----|:
|-----|-----|-----|:B
|-----|-----|-----|:e <- cordas 
Trastes 


Posições corretas das mãos

A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão fazendo uma espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira espontânea sem forçar e sem retesar os nervos

O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador. Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador posicionado na corda 3. Observe a Fig.1

Fig.1

Mão esquerda O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos sobre as cordas na parte da frente. Observe a Fig.2 A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse o braço do violão, deixando a mão livre para percorrer o braço do instrumento.

Fig.2

Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível, isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Fig.3

Fig.3

Primeiros acordes para estudar

A (La Maior)                   Am (La Menor)
 |-----|-----|-----|:E                                   |-----|-----|-----|:E
 |-----|-----|-----|:A                                   |-----|-----|-----|:A
 |-----|--1--|-----|:D                                 |-----|--2--|-----|:D
 |-----|--2--|-----|:G .                                |-----|--3--|-----|:G
 |-----|--3--|-----|:B                                  |-----|-----|--1--|:B
 |-----|-----|-----|:e                                   |-----|-----|-----|:e
A7 (La Maior com sétima)
|-----|-----|-----|:E  
|-----|-----|-----|:A
|-----|--2--|-----|:D
|-----|-----|-----|:G
|-----|--3--|-----|:B
|-----|-----|----- |:e

E (Mi Maior)              E7 (Mi Maior com sétima)
|-----|-----|-----|:E                        |-----|-----|-----|:E
|-----|--2--|-----|:A                       |-----|--2--|-----|:A
|-----|--3--|-----|:D                      |-----|--3--|-----|:D
|-----|-----|--1--|:G                      |-----|-----|--1--|:G
|-----|-----|-----|:                     |--4--|-----|-----|:B
|-----|-----|-----|:                     |-----|-----|-----|:

D (Re Maior)          Dm (Re Menor)
|-----|-----|-----|:E            |-----|-----|-----|:E
|-----|-----|-----|:A            |-----|-----|-----|:A
|-----|-----|-----|:D           |-----|-----|-----|:D
|-----|--2--|-----|:G          |-----|--2--|---- |:G
|--3--|-----|-----|:B           |--3--|-----|-----|:B
|-----|--1--|-----|:e           |-----|-----|--1--|:e 

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